Carta de Apresentação

Primeiramente, desejamos boas-vindas àqueles que nos visitam. Numa singela tentativa de estreitar laços, entendemos ser necessária uma breve apresentação do que somos e representamos.

No ano de 2009, teve início o Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, fruto de um sonho de seus idealizadores. Sonho que parecia distante, por sinal, posto que representava trazer mais um curso de viés humanístico e social para uma universidade tradicionalmente reconhecida pela qualidade do ensino das ciências agrárias.

Muitas foram as adversidades. Aliás, elas ainda são muitas. No entanto, foi preciso enfrentar e superá-las. Daí, neste contexto, surgiu a necessidade da fundação de um corpo representativo, que atuasse de maneira firme em prol dos interesses comuns aos estudantes de nosso curso, razão pela qual instituímos o nosso diretório acadêmico, o Diretório Acadêmico Paulo Affonso Leme Machado – DAPA.

Formado por coordenações integradas sem obediência hierárquica, para evitar a concentração de poderes, política partidária ou “peleguismo”, o DAPA foi instituído sob base rígida, de forma a não comprometer a lisura e a legitimidade de sua luta, e preserva até os dias de hoje seu caráter de representação independente.
A gestão que se inicia traz na sua estrutura básica a essência da criação do DAPA. Integrada por estudantes de todos os períodos letivos do curso, a nova gestão foi composta a partir de democráticos debates e apresentações das mais diversas ideias e sugestões dos alunos, de forma a formar uma plataforma administrativa que atendesse e traduzisse, de fato, os seus anseios mais relevantes e urgentes.

Carrega consigo, também, a responsabilidade de pôr em destaque o nome do nosso curso na própria UFRRJ, assim como perante as demais universidades. É preciso que um corpo representativo forte e integrado apresente, cada vez mais, o nome do Curso de Graduação em Direito da sede da UFRRJ aos órgãos de representação estudantil superiores e de maior abrangência. Fincar bandeira, marcar um nome, fortalecer posição: estas são tarefas das quais o DAPA não pode se eximir.

Muitas vitórias foram alcançadas, embora ainda sejam várias a se conquistar, e, na linha deste breve resumo de nossa história, viemos apresentar nosso mais novo canal de comunicação para que a representação exercida pelo DAPA seja ainda mais legítima e eficaz. Exponha suas ideias e sugestões. Enfim, junte-se a nós e participe conosco desta árdua batalha, mas de valorosas e gratificantes e recompensas.

Um forte abraço e vamos à luta!

 
Curso de Direito UFRRJ. Design by Wpthemedesigner e Thulio Benvenuti Antunes. Convertido por Anshul .